Diferença entre ANAC, FAA e EASA: qual vale para você?

Se você é um profissional da aviação ou pretende ingressar nesse mercado global, entender a diferença entre ANAC, FAA e EASA é fundamental para sua carreira. Descubra qual certificação pode abrir mais portas no Brasil, nos Estados Unidos ou na Europa — e prepare-se para decolar ainda mais alto!

Diferença entre ANAC, FAA e EASA: qual vale para você?

O setor aeronáutico é altamente regulado para garantir a segurança de operações aéreas no mundo inteiro. Três agências se destacam nesse cenário:

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  • ANAC no Brasil,
  • FAA nos Estados Unidos,
  • EASA na Europa.

Cada uma define regras para licenças de pilotos, mecânicos, operações de aeronaves e empresas aéreas. Mas qual delas é a ideal para o seu futuro profissional? Vamos entender as diferenças entre essas autoridades, seus processos de certificação e onde cada uma pode te levar.

O que é a ANAC?

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é o órgão regulador da aviação no Brasil, criado em 2005.

Funções principais:

  • Emitir licenças de piloto, comissário, mecânico, despachante operacional e controlador de tráfego aéreo.
  • Regular empresas aéreas brasileiras e estrangeiras que atuam no Brasil.
  • Fiscalizar a operação de aeronaves e aeroportos.

Certificações e licenças:

  • CCT (Certificado de Conhecimento Técnico) para mecânicos,
  • CMA (Certificado Médico Aeronáutico),
  • Brevês (licenças de piloto).

Importante: A licença ANAC é válida dentro do Brasil e, em alguns casos, reconhecida por outros países da América Latina mediante processos adicionais.

O que é a FAA?

A Federal Aviation Administration (FAA) é a autoridade de aviação civil dos Estados Unidos, criada em 1958.

Funções principais:

  • Regulamentar todas as operações de aviação civil nos EUA.
  • Emitir certificados de piloto, mecânico (A&P License), controlador de tráfego e empresas aéreas.
  • Definir padrões mundiais de segurança (muitos países seguem os regulamentos da FAA).

Certificações e licenças:

  • Licença A&P (Airframe and Powerplant) para mecânicos,
  • Licença ATP (Airline Transport Pilot) para pilotos de linha aérea,
  • Certificados Part 135 (operadores de voos charter) e Part 121 (companhias aéreas regulares).

Importante: A certificação FAA é uma das mais reconhecidas no mundo. Pilotos, mecânicos e empresas que possuem a certificação FAA tendem a ter portas abertas globalmente.

O que é a EASA?

A European Union Aviation Safety Agency (EASA) é o órgão regulador da aviação civil nos países da União Europeia. Foi criada em 2002 para harmonizar as normas de aviação no continente.

Funções principais:

  • Definir padrões únicos para os países membros da UE.
  • Emitir certificações de pilotos, mecânicos, aeronaves e operadores.
  • Supervisionar programas de segurança, treinamento e certificação.

Certificações e licenças:

  • Part-66: licença de mecânico de manutenção de aeronaves,
  • Part-FCL: licenças de pilotos (Private Pilot License, Commercial Pilot License, etc.),
  • Certificação de aeronaves e operadores (Part-145, Part-21).

Importante: A certificação EASA é reconhecida em toda a União Europeia e em vários países fora da Europa, especialmente na Ásia e no Oriente Médio.

Principais diferenças entre ANAC, FAA e EASA

CritérioANACFAAEASA
Área de AtuaçãoBrasilEstados Unidos e aceitação mundialEuropa e aceitação mundial
Licenciamento de MecânicosCCT e CHTLicença A&PLicença Part-66
Licenciamento de PilotosBrevê ANACLicenças FAA (PPL, CPL, ATP)Licenças EASA (PPL, CPL, ATPL)
Reconhecimento InternacionalLimitadoAltoAlto
Procedimentos de CertificaçãoModeradoRigoroso e estruturadoMuito detalhado e exigente

Vantagem de ter ANAC, FAA e EASA trabalhando no Brasil

Embora a licença ANAC seja obrigatória para quem trabalha na aviação civil brasileira, possuir uma certificação FAA ou EASA traz benefícios estratégicos importantes, mesmo atuando dentro do Brasil. Veja por quê:

Valorização Profissional

Ter uma certificação FAA ou EASA no currículo mostra que você atingiu padrões internacionais de competência, segurança e qualidade. Isso é muito valorizado, especialmente em:

  • Oficinas de manutenção (MROs) que atendem aeronaves registradas fora do Brasil,
  • Empresas de táxi aéreo que operam aeronaves americanas ou europeias,
  • Companhias aéreas brasileiras que mantêm parcerias internacionais (ex: Gol, Latam, Azul).

Resumo: Seu perfil se destaca nas seleções de emprego e promoções.

Maior Mobilidade Internacional

Se, no futuro, você quiser trabalhar fora do Brasil, já terá uma certificação reconhecida internacionalmente.

  • FAA: facilita empregos nos EUA, Oriente Médio, Ásia e América Latina.
  • EASA: facilita empregos na Europa, Ásia e alguns países africanos.

Resumo: Sua licença pode acelerar a imigração de trabalho e aumentar suas opções de carreira.

Trabalhar em Aeronaves de Registro Internacional

No Brasil, há muitas aeronaves com matrícula N (americana) e EASA (europeia).
Mecânicos e pilotos com FAA ou EASA podem ser requisitados para:

  • Fazer manutenções que exigem compliance com regulamentos americanos ou europeus,
  • Atuar em operações especiais (empresas privadas, aviação executiva, helicópteros off-shore).

Resumo: Amplia o tipo de aeronave e cliente que você pode atender.

Salários: quanto ganham profissionais com essas licenças no Brasil?

A diferença salarial pode ser significativa, principalmente para quem possui múltiplas licenças. Vamos ver:

LicençaFaixa Salarial no Brasil (mecânico ou piloto)
Apenas Licença ANACR$ 4.000 a R$ 9.000/mês (mecânico)
R$ 8.000 a R$ 20.000/mês (piloto)
ANAC + FAAR$ 6.000 a R$ 12.000/mês (mecânico)
R$ 12.000 a R$ 30.000/mês (piloto)
ANAC + EASAR$ 6.500 a R$ 13.000/mês (mecânico)
R$ 13.000 a R$ 30.000/mês (piloto)
FAA ou EASA (sem ANAC) trabalhando em empresa especializadaSob consulta específica — em média 20% a 40% acima da faixa normal

Portanto, mesmo atuando no Brasil, investir em uma licença FAA ou EASA não é apenas uma questão de sonho internacional. É uma estratégia real para:

  • Valorizar seu salário,
  • Ter mais opções de trabalho,
  • Aumentar sua empregabilidade,
  • Abrir portas internacionais a qualquer momento.

Se você planeja crescimento profissional na aviação, obter certificações reconhecidas mundialmente é uma escolha inteligente.

Dica de Ouro: Se você pretende trabalhar com manutenção em empresas offshore (plataformas de petróleo) ou aviação executiva, a certificação FAA é um diferencial imenso!”

Qual vale para você?

Se seu foco é trabalhar no Brasil:
A certificação da ANAC é suficiente para atuar em empresas nacionais. Porém, dependendo do seu objetivo de carreira (companhias internacionais ou manutenção de aeronaves estrangeiras), obter a certificação FAA ou EASA pode ser uma vantagem competitiva.

Se seu sonho é trabalhar nos Estados Unidos:
Investir na licença FAA é o melhor caminho. Muitas empresas no mundo inteiro dão preferência para profissionais certificados pela FAA devido aos seus rigorosos padrões de segurança e manutenção.

Se você planeja atuar na Europa ou Oriente Médio:
A certificação EASA é a mais indicada. Muitos países aceitam a licença EASA como referência de alta qualidade técnica.

Quer trabalhar em qualquer lugar do mundo?
O ideal é ter a certificação nacional (ANAC) e buscar a convalidação ou obtenção de certificados da FAA ou EASA. Existem programas que facilitam a conversão de licenças entre ANAC, FAA e EASA, mas requerem exames e, muitas vezes, cursos complementares.

Minhas considerações finais

ANAC, FAA e EASA são agências reguladoras sérias, cada uma com seu padrão de qualidade e exigência. Escolher entre elas depende dos seus objetivos profissionais, disposição para estudo e investimento.

Em uma indústria globalizada, ter certificações de alto reconhecimento pode abrir portas que você nunca imaginou. Avalie seu sonho, trace um plano e prepare-se para decolar!

 

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