Controle Técnico de Manutenção – CTM
Profissionais que trabalham na aviação, ou que desejam aprender mais sobre publicações técnica de controle de manutenção ou legislações aeronáuticas aplicadas em oficinas de manutenção de aeronaves, empresas de táxi aéreo e empresas aero agrícolas podem participar deste curso. Uma excelente oportunidade decrescer na empresa.
Profissionais que trabalham na aviação, ou que desejam aprender mais sobre literatura técnica de controle de manutenção ou legislações aeronáuticas aplicadas em oficinas de manutenção de aeronaves, empresas de táxi aéreo e empresas aero agrícolas podem participar deste curso.
Abordagem dos temas:
- Sistema da Aviação civil (ICAO, FAA, ANAC e seus sistemas)
- Aeronaves (Fabricantes e Estrutura)
- Componentes de aeronaves
- Documentação Técnica (Programa de Manutenção, Manuais, Mapas de controle, registro de manutenção e muito mais)
O curso é bem abrangente, mesmo que você não tenha experiência na área de aviação. As aulas são audiovisuais, e você terá o suporte ao aprendizado e conexão via WhatsApp.
Para quem é o curso?
O Controle Técnico de Manutenção é a parte da seção de manutenção de uma companhia aérea que controla aspectos importantes de segurança, como componentes, diretrizes de segurança e revisões.
Pessoas que trabalham em operações (pilotos, mecânicos e administradores) podem fazer o curso para aprender a controlar a documentação de uma aeronave.
O Controlador Técnico de Manutenção Aeronáutica é responsável pela saúde e vida útil de uma aeronave, entre várias decolagens e pousos. Esse papel é pouco conhecido, embora seja um importante setor da indústria aeronáutica.
O CTM é responsável por manter todos os registros de manutenção em uma oficina de manutenção de aeronaves ou empresa de táxi aéreo. Embora muitas pessoas não percebam o quão importante é, é vital para o funcionamento da empresa.
O departamento responsável pela manutenção da aeronave deve cuidar da manutenção que sejam preventiva, bem como das inspeções e orientações programadas ou não. Estes têm que ser feitos dentro dos prazos estabelecidos por vários motivos, como agendamento de serviços, contratação de profissionais na empresa, coleta de informações para posterior análise e porque afeta a segurança dos usuários das aeronaves.
DEVERES DO CTM
Acompanhar todas as informações sobre a empresa, incluindo as horas disponíveis, o cronograma das atividades de manutenção de acordo com os Programas de Manutenção atuais e se todo o cronograma pode ou não ser cumprido.
- As atividades de manutenção são concluídas usando Ordens de Serviço.
- O trabalhador responsável pela manutenção emite a Ordem de Serviço, acompanha sua progressão até a conclusão e arquiva a documentação quando finalizada.
- A empresa deve auditar os mapas de controle de acordo com o Programa de Manutenção do Fabricante periodicamente para certificar-se de que está fazendo tudo o que deve.
- Reunir-se regularmente com as bases de manutenção e tripulações dos aviões decolando da base, para obter informações sobre a operação e manutenção da aeronave. Essas informações são necessárias para manter as informações atualizadas.
- A legislação da ANAC exige a emissão e envio de relatórios mensais e trimestrais.
- O Coordenador do CTM recebe relatórios mensais dos analisa para determinar quais áreas precisam: Manutenção e Suprimentos.
- A ANAC exige que todos os documentos e histórico das aeronaves sejam organizados em arquivos, a fim de compor acervos individuais de informações.
- A ANAC exige inspeções minuciosas das aeronaves antes de emitir certificados de aeronavegabilidade.
- A documentação para essas inspeções deve ser elaborada e pode ser encontrada no site da ANAC.
- A empresa garante a aeronavegabilidade de toda a sua frota fazendo com que a aeronave passe por uma inspeção anual e documente essa inspeção no Relatório de Condição de Aeronavegabilidade.
- Nenhum trabalho é grande demais se feito com atenção e cuidado, diz o velho ditado.
- A pessoa encarregada de garantir que a aeronave funcione perfeitamente deve ter cuidado, o que é verdade em todas as profissões. Se a pessoa que faz o trabalho ama seu trabalho, pode ser agradável, enquanto ainda é dedicado.
Ministério do Trabalho e a categoria
O trabalho de Especialista CTM ou apenas CTM não é reconhecido pelo MT, entretanto os especialistas em CTM executam várias tarefas, que podem incluir a criação e manutenção. Portanto o Ministério do Trabalho não possui uma norma que atenda a esses requisitos.
Algumas pessoas que trabalham em profissões acabam sendo prejudicadas porque não são reconhecidas. Isso pode ser ruim para o trabalho deles, por exemplo, se eles forem médicos.
Entretanto a faixa salarial tem sido uma excelente oportunidade de explorar o mercado de trabalho em função do setor aeronautico, a diretoria de manutenção proporciona um salario que vai desde R$2.500 á 5.000,00.
Crie a sua própria oportunidade dentre da companhia aérea faça a diferença em sua vida, comece hoje mesmo a estudar!
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