Foguete Chinês desgovernado poderá cair no Brasil neste final de semana.

Um foguete que foi lançado pelos chineses em 29 de Abril representa o primeiro módulo da estação espacial Tianhe (Harmonia Celestial), conhecido como Foguete Long March 5B. Ele representa o primeiro módulo do ônibus espacial, entretanto está previsto o seu retorno para Terra neste final de semana dia 8 de Maio de 2021.

Foguete Chinês  desgovernado poderá cair no Brasil neste final de semana.

Um foguete que foi lançado pelos chineses em 29 de Abril representa o primeiro módulo da estação espacial Tianhe (Harmonia Celestial), conhecido como Foguete Long March 5B. Ele representa o primeiro módulo do ônibus espacial, entretanto está previsto o seu retorno para Terra neste final de semana dia 8 de Maio de 2021.

Estágio do foguete Long March 5B, da China, faz reentrada descontrolada na atmosfera terrestre neste sábado (8). Saiba mais.

Foguete pesa em torno de 10 e 18 toneladas estima-se que durante a sua trajetória que ele possa desintegrar na atmosfera o problema é que devido a sua enorme massa dificilmente será totalmente destruído podendo ser colidido com a terra, os chineses não sabem dizer ao certo onde os destroços irão cair, estimam que pela sua órbita ele tem entrada a partir das 18:50hs neste sábado pela Indonésia e que seus destroços possam alcançar o território brasileiro .

Segundo um astrônomo do observatório de Paris, ele diz que o “foguete é feito de materiais que não se desintegram ao entrar na atmosfera o que parece seu caso o risco é maior” diz o astrônomo

“A China deveria ter previsto um retorno controlado com retrofoguete, como os russos fizeram quando des-orbitaram  a estação Mir”, comentou à AFP Nicolás Brobrinsky,  chefe do Departamento de Engenharia e inovação da Agência Espacial Europeia (ESA).

Na verdade, não podemos saber quando ele cairá, disse Brobrinsky. Nesta sexta-feira, estava programado para chegar à Terra entre as 18:50hs de sábado e 4:00hs horas de domingo (horário de Brasília), entretanto ainda que muito impreciso, as incertezas quanto mais o tempo passa e mais aproxima o Foguete da atmosfera é possível ter uma precisão mais definida.

Apesar dos destroços serem queimados na atmosfera, a trajetória desconhecida gera preocupação que algumas partes do foguete possam atingir locais habitados. (foto: AFP / STR)

No entanto, como afirma Pequim, o mais provável é que os restos do Foguete caíram no mar, que ocupa 70% do planeta, ou em uma área deserta.

A probabilidade de impacto numa área habitada é insignificante.

” menos de um milhão sem dúvidas”, assegura o responsável da ESA.

Se compararmos a velocidade do impacto dos destroços com a de um meteoro a velocidade relativamente muito baixa cerca de 200 km/h.

A NASA

A NASA monitora cerca de 20.000 objetos que estão orbitando desde janeiro de 2020 O que representa cada objeto de cerca de 10 cm, através dos radares e telescópios. Entretanto um foguete desgovernado com tamanho considerável e peso de massa entre 10 a 18 toneladas a NASA não sabe informar onde um foguete com essa magnitude poderá atingir o plano terrestre.

Esse foguete lançado pelos chineses em 29 de Abril representaria o primeiro módulo da estação espacial o mais imponente lançador chinês, o foguete que está em órbita todo esse período vem perdendo altitude gradativamente, porém o seu ponto ainda de queda é desconhecida a uma estimativa a cada momento que passa e que se aproxima mais o Foguete da nossa atmosfera é possível termos uma precisão melhor.

Sem muitos detalhes pelas autoridades chinesas finalmente na sexta-feira 7 Pequim finalmente se pronunciou.

“A maioria dos componentes do foguete vai queimar na reentrada na atmosfera”, assegurou Wang Wenbin,  porta-voz do ministério de Relações Exteriores da China.

Durante todo esse período desde o lançamento do foguete a imprensa chinesa foi relativamente discreta, não se houve nenhuma notícia a respeito do desgoverno do Foguete, entretanto somente nas vésperas da colisão do foguete com atmosfera terrestre foi que finalmente a China se pronunciou através dos seus Porta Voz.

É possível acompanhar a localização em tempo real através do site jc.com abaixa tem o link onde pode acompanhar em tempo real a localização do Foguete chinês.

Long Merch 5B que é o Foguete Chinês permanece fora de controle, até domingo dia 8 tem a previsão de sua chegada na atmosfera terrestre desde o seu lançamento em abril, ele vem perdendo altitude gradativamente, é possível acompanhar o percurso do Foguete Long Merch 5B através do YouTube.

Na medida em que as horas vão passando as expectativa para se saber onde um foguete com essa magnitude pode atingir, as pessoas vão criando um pouco de tensão, pois como aconteceu em 2020 na Costa do Marfim onde destroços de um foguete long March atingiram várias aldeias, entretanto não deixou ninguém ferido porém causou vários danos. Um descontrole como esse e a irresponsabilidade do lançamento de um foguete sobre nossas cabeças nos deixam inquietos por tamanha irresponsabilidade, sabendo que tal feito possa vir a prejudicar milhares de pessoas, mesmo tendo a consciência  que as causas do lançamento seja em prol das pessoas vale ressaltar assim como as companhias aéreas possuem suas aeronaves acima das nossas casas não queremos que nada se desprenda e comece a voar peças sobre nossas cabeças, ponto é inadmissível que tais lançamento o experimento continue sendo feito sem nenhuma medida que gera uma segurança para nação.