Oportunidade na aviação!
Trabalhar na Aviação é super. incrível por possui vários segmentos entre eles os mais cobiçados são o cargo de piloto, comissário e técnico em manutenção de aeronaves, entretanto além desses três específicos, existe uma gama enorme de possibilidades para poder trabalhar em uma companhia aérea que vai desde a administração assessoria jurídica ou alguns serviços que não necessitam de nível superior.
Entretanto não é necessário possuir o conhecimento específico, apenas ensino médio completo para poder atuar como por exemplo na área desejada como agente de aeroporto, auxiliar de aeroporto, setor de embarque e desembarque.
Tem também o pessoal de rampa que trabalha prestando os serviços como carregamento e descarregamento da aeronave, colocação de cones, calços e escada, além de serviços de limpeza na aeronave, triagem de bagagem, manutenção dos equipamentos, sinalização das aeronaves como fiscal de pátio etc.
O nível superior não é exigido inclusive nem para pilotos, comissário ou mecânico de aeronaves, portanto o candidato à vaga possuindo um nível superior é muito provável que este estará mais bem preparado do que seu adversário.
Não posso deixar de falar que a maioria dos agentes de aeroportos ou trabalhadores que estão nos cargos ocupacionais espalhados em um aeroporto hoje em dia a grande maioria possuem o nível superior em diversas áreas.
Hoje no mercado existem várias empresas homologadas pela ANAC que oferecem o curso à distância, uma vez que os cursos eram totalmente presenciais e tinham a disponibilidade somente em algumas capitais no Brasil hoje tornou-se mais fácil você adquirir um curso EAD e chegar mais perto dos seus sonhos.
Piloto de avião
Para ser feito ao curso de piloto leva em torno de 2 anos mais ou menos, esse é o curso teórico ele é totalmente online, porém ambos quaisquer outros cursos as provas são presenciais na escolinha além de ter que fazer a prova na ANAC que também é presencial, porém o curso de piloto teórico é possível fazer 100% EAD.
Entretanto as aulas práticas serão necessárias procurar por um aeroporto mais próximo e certificar que ali possui alguma empresa certificada ou homologada pela ANAC que possa dar instrução para piloto privado. Para se tornar um piloto de uma empresa aérea de aeronaves de grande porte, é necessário que o piloto possua no mínimo 500 horas de voo para poder disputar uma vaga.
Para o curso de piloto privado, inicialmente precisa do conhecimento teórico para provar e ser aprovado pela ANAC e é necessário possuir 40 horas de voo prático, dependendo da aeronave a hora de voo pode variar hoje em torno de R $700,00 a R $900,00.
Caso a pessoa tenha interesse em se tornar um piloto comercial, ele precisará efetuar novo curso para piloto comercial e é necessário possuir 100 horas de voo prático contando com as 40 que ele já possui.
Comissário de bordo
comissário de bordo a pessoa estuda na escolinha fazendo o curso EAD sendo necessário apenas fazer aula prática presencial e as provas presenciais na escolinha tudo com agendamento, após estar aprovado pela escolinha o aluno poderá efetuar uma prova feita com agendamento na ANAC onde possuindo aprovação mínima de 70% ele obterá a sua habilitação técnica na qual uma empresa aérea poderá contratá-lo.
Para trabalhar em uma companhia aérea como piloto ou comissário de bordo é necessário que essa pessoa possua residência fixa provavelmente em São Paulo, Guarulhos, Rio de Janeiro ou Brasília são as principais capitais onde estão sitiadas as companhias aéreas.
Embora, se a pessoa mora em alguma região fora da capital ou longe de outro estado é possível que ela consiga fazer um processo seletivo ou entrevista e após a contratação ela terá um prazo para apresentar a documentação da fixa.
Técnico em Manutenção
técnico em manutenção de aeronaves o curso tem a duração de 2 anos e é separado em três categorias: primeira categoria grupo motopropulsor, segunda categoria grupo célula e a terceira categoria grupo aviônica.
A categoria do grupo motopropulsor ela habilita o profissional a poder trabalhar com motores a reação e motores do ciclomotor ou convencional, já o grupo célula ele engloba toda a parte estrutural hidráulica e pneumática é um dos grupos mais abrangentes na manutenção pois envolve várias áreas e proporcionar amplo conhecimento aeronáutico no grupo célula.
O grupo aviônico engloba toda parte eletrônica e elétrica da aeronave além dos instrumentos de voo. Ambos os grupos dão grande ênfase na sua construção e funcionalidades.
Após aprovação na escolinha o mesmo estará aprovado assim como comissário e piloto também é necessário efetuar uma prova na ANAC na qual terá que atingir um mínimo de 70% passando nessa prova o aluno terá no registro a sua CCT.
É através desta CHT que as companhias aéreas ou oficina de manutenção aeronáutica poderão contratar o técnico, após o vínculo empregatício atuando como auxiliar de manutenção, e após 3 anos o técnico de manutenção fará uma nova prova na ANAC na qual dessa vez a prova é feita na prática.
O técnico será avaliado tecnicamente a partir dessa etapa o mesmo poderá está apto a possuir a sua CHT e todos os trabalhos realizados por esses técnicos passaram a ser assinado por ele, onde qualquer discrepância futuramente que possa vir ser encontrada o técnico que assinou o trabalho é quem responderá o processo.
Vou ficando por aqui em breve no canal do You Tube teremos um sequência de vídeos falando sobre todas as áreas aeroportuária e oportunidades de poder trabalhar em alguma cia aérea além de várias dicas e links poderosos.
Seja o primeiro a comentar!