Piloto, comissário ou mecânico de avião?

cargos e carreira em que área seguir na aviação, como ser um piloto ou comissário de bordo ou mecânico aeronáutico?

Piloto, comissário ou mecânico de avião?
Piloto de avião, comissária de bordo e técnica em manutenção de aeronaves.

Trabalhar na Aviação possui vários segmentos entre eles os mais cobiçados são o cargo de piloto, comissário e técnico em manutenção de aeronaves, entretanto além desses três específicos, existe uma gama enorme de possibilidades para poder trabalhar em uma companhia aérea que vai desde a administração assessoria jurídica ou alguns serviços que não necessitam de nível superior ao conhecimento mais abrangente como agente de aeroportos auxiliar de aeroportos é o setor de embarque setor de desembarque possui, também o pessoal de rampa que efetuar um carregamento descarregamento da aeronave que colocam cones calço na nave aproxima uma escada etc…

O nível superior não é exigido inclusive nem para pilotos, comissário ou mecânico de aeronaves, claro que possuindo um nível superior o candidato estará mais bem preparado do que seu adversário. Não posso deixar de falar que a maioria dos agentes de aeroportos ou trabalhadores que estão no cargo ocupacional em um aeroporto possuem o nível superior em diversas áreas.

Piloto de avião

Hoje no mercado existem várias empresas homologadas pela ANAC que oferecem o curso à distância, uma vez que os cursos eram totalmente presenciais e tinham a disponibilidade somente em algumas capitais no Brasil hoje tornou-se mais fácil você adquirir um curso EAD e chegar mais perto dos seus sonhos.

Para ser feito ao curso de piloto leva em torno de 2 anos um pouco menos esse é o curso teórico ele é totalmente online porém ambos qualquer outro curso as provas são presenciais na escolinha além de ter que fazer a prova na ANAC que também é presencial porém o curso de piloto teórico é possível fazer 100% EAD entretanto as aulas práticas serão necessário procurar por um aeroporto mais próximo e certificar que ali possui alguma empresa certificada ou homologada pela ANAC que possa dar instrução para piloto privado. Para se tornar um piloto de uma empresa aérea de aeronaves de grande porte, é necessário que o piloto possua no mínimo 500 horas de voo para poder disputar uma vaga.

Para o curso de piloto privado, inicialmente precisa do conhecimento teórico para provar e ser aprovado pela ANAC e é necessário possuir 40 horas de voo prático, dependendo da aeronave a hora de voo pode variar hoje em torno de R $700,00 a R $900,00. Caso a pessoa tenha interesse em se tornar um piloto comercial, ele precisará efetuar novo curso para piloto comercial e é necessário possuir 100 horas de voo prático contando com as 40 que ele já possui.

Para ser um comissário de bordo a pessoa estuda na escolinha fazendo o curso EAD sendo necessário apenas fazer aula prática presencial e as provas presenciais na escolinha tudo com agendamento, após estar aprovado pela escolinha o aluno poderá efetuar uma prova feita com agendamento na ANAC onde possuindo aprovação mínima de 70% ele obterá a sua habilitação técnica na qual uma empresa aérea poderá contratá-lo.

Comissária de bordo.

Para trabalhar em uma companhia aérea como piloto ou comissário de bordo é necessário que essa pessoa possua residência fixa provavelmente em São Paulo Guarulhos ao Rio de Janeiro, Brasília  são as principais capitais onde estão as companhias aéreas.  Entretanto, se a pessoa mora em alguma região fora da capital ou longe de outro estado é possível que ela consiga fazer um processo seletivo ou entrevista e após a contratação ela terá um prazo para apresentar a documentação da fixa.

Técnica em manutenção de aeronaves

Para ser um técnico em manutenção de aeronaves o curso dura em torno de 2 anos e é separado em três categorias: primeira categoria grupo motopropulsor, segunda categoria grupo célula e a terceira categoria grupo aviônica.

Técnico em manutenção de aeronaves atuando.

A categoria do grupo motopropulsor ela habilita o profissional a poder trabalhar com motores a reação e motores do ciclomotor ou convencional, já o grupo célula ele engloba toda a parte estrutural hidráulica e pneumática é um dos grupos mais abrangentes na manutenção pois envolve várias áreas e proporcionar amplo conhecimento aeronáutico no grupo célula. O grupo aviônico engloba toda parte eletrônica e elétrica da aeronave além dos instrumentos de voo. Ambos os grupos dão grande ênfase na sua construção e funcionalidades.

Após aprovação na escolinha o mesmo estará aprovado assim como comissário e piloto também é necessário efetuar uma prova na ANAC na qual terá que atingir um mínimo de 70% passando nessa prova o aluno terá no registro a sua CCT e através desta as companhias aéreas ou oficina de manutenção aeronáutica poderá contratar o técnico, após o vínculo empregatício atuando como auxiliar de manutenção após  3 anos o técnico de manutenção fará uma nova prova na ANAC na qual dessa vez a prova é feita na prática para que o técnico seja avaliado tecnicamente a partir daí possa ter a sua CHT e todos os trabalhos realizados por esse técnicos passaram a ser assinado por ele, onde qualquer discrepância futuramente que possa vir ser encontrada o técnico que assinou o trabalho é quem responderá o processo.

Técnico em manutenção trabalhando em hangar

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