Curiosidades sobre roda de avião
Vamos lá você já parou para pensar quanto tempo leva para gastar uma roda de avião, quantos pousos e decolagens, e quantas pessoas são necessárias para fazer a troca de uma de uma roda, quanto tempo é necessário para substituir uma roda, a troca de roda pode ser feita em qualquer lugar?
Vamos lá você já parou para pensar quanto tempo leva para gastar uma roda de avião, quantos pousos e decolagens, e quantas pessoas são necessárias para fazer a troca de uma de uma roda, quanto tempo é necessário para substituir uma roda, a troca de roda pode ser feita em qualquer lugar?
Entenda como funciona a manutenção do Boeing 737NG e as aeronaves semelhantes. Na Aviação uma roda depende muito da frequência como é utilizada a aeronave. No Brasil, nas companhias aéreas em geral antes da pandemia, elas tinham o tempo de voo das aeronaves bem otimizado.
A aeronave levava aproximadamente em média de voo de 12 a 14 horas por dia. Dessa forma, com essa utilização de uma carga aqui no Brasil das operadoras aéreas uma roda da aeronave perdurava em média de 200 a 250 pousos ou ciclo como é chamado.
Uma roda principal de um Boeing 737NG pesa em torno de 150 a 180 kg geralmente são feitas com material de aço que são as mais resistentes, hoje em dia atualmente a Goodyear desenvolveu uma nova tecnologia na qual utiliza no lugar do aço fibra de carbono entretanto o material é tão resistente quanto o aço porém é mais leve gerando economia diretamente no combustível. Essas rodas de carbono chegam a pesar 80 kg.
Outro ponto a ser observado é que a cada Boeing 737NG tem em média 6 rodas, sendo que em aeronaves maiores como 767 , 777 e 747 chegam a ter 16 rodas, se for o Antonov chega até quase 30 rodas ou seja o custo de manutenção da maioria com essas aeronaves é relativamente alto, tanto na questão de reposição de peças como a mão de obra especializada que exigem técnicos capacitados habilitados e certificados para executar tal serviço.
Manutenção na roda de avião
O pessoal da manutenção que realiza as tarefas de manutenção preventiva e manutenção corretiva entre pesquisa de pane em uma aeronave, antes de mais nada! Esses técnicos possuem uma preparação que leva anos de estudo e provas prática até ser certificado pela ANAC, tornando mecânico aeronáutico apto para realizar os serviços, além do executante que leva em média 4 anos de experiência para poder efetuar uma prova prática na ANAC e tornar a ser CHT.
Já para os cargos de inspetores esse executante precisará ter no mínimo sete anos de experiência para poder virar inspetor. Entretanto o custo da mão de obra da manutenção aeronáutica é relativamente alta pois exigem técnicos altamente capacitados.
O conjunto de roda U$10000 !
Cada roda de uma aeronave, principalmente de um avião comercial, como por exemplo o Boeing 737NG tem um custo de $10000 um conjunto de roda, o conjunto de roda se refere ao pneu, o aro é rolamento. Porém o custo para se utilizar uma roda nova a cada desgaste é inviável, essas rodas podem ser recauchutadas em média até 14 vezes.
A Goodyear é uma empresa que fabrica as rodas de acordo com as normas da FAA. Antes da Goodyear fazer a recauchutagem de um pneu ela faz todo um processo de inspeção tanto visual como inspeção por ensaios não destrutivos através de líquidos penetrantes e raio-x para certificar que não há nenhuma fadiga ou danos estruturais ao conjunto na qual ela possa sofrer uma nova recauchutagem.
No processo de recauchutagem na roda terá que passar primeiramente pelo processo de desencapamento da banda de rodagem, posteriormente a roda passará pelos processos inspeções visuais e por ensaios não destrutivos.
Após a certificação que a roda está boa para ser reutilizável é feito então o processo de recapeamento da borracha na banda de rodagem e a mesma é levada para o forno onde passará um tempo a temperaturas elevadas para que a borracha adere e ganhe o formato em sua superfície.
Todo material aeronáutico, seja ele novo ou revisado, deve haver documentação de rastreabilidade. Em nenhuma hipótese nenhum material pode ser adquirido sem documentos que comprovem a originalidade e a rastreabilidade e autorização para fabricação de tal componente, esses materiais possuem códigos especiais para cada peça e possuem serial na qual é possível identificar a peça aeronáutica.
É claro que todo esse processo eu simplifiquei ao máximo simplesmente para termos um entendimento do grau de complexibilidade de uma manutenção de uma roda de aeronave, entretanto todo esse procedimento ele é homologado pela ANAC, as empresas que efetuam esse tipo de serviço também são homologadas pela ANAC e são fiscalizadas através de auditorias periodicamente pela ANAC através de um processo de auditoria.
Esse procedimento custa em torno de $3000 gerando em torno de economia muito grande para uma companhia aérea, esses valores influenciam diretamente nos preço das passagens aéreas.
Esse tipo de manutenção pode ser feita em qualquer aeroporto desde que tenha a roda disponível. Essa manutenção não é uma manutenção complexa é considerado manutenção de nível 1 onde pode ser realizado em qualquer o porto desde que haja uma equipe habilitada e certificada pela empresa operadora, o serviço de substituição de roda principal leva em média 45 minutos e necessita apenas de duas pessoas, entretanto o serviço em si é simples porém é necessário que toda manutenção seja documentada essa parte da documentação leva em média 30 minutos.
O procedimento de recauchutagem das rodas aeronáuticas são completamente legal e seguro. Dentro da aviação não existe uma empresa que não faça o serviço de recauchutagem em suas rodas, portanto esse procedimento garante uma otimização melhor das suas rodas gerando economia, podendo influenciar diretamente no valor das tarifas.
Outro fator que chama muita atenção no Brasil é a questão do custo operacional de uma aeronave chega a 60% em dólar, a questão que no Brasil as passagens são vendidas em reais e quanto a uma alta no dólar o custo operacional de uma aeronave aumenta absurdamente, portanto esse custo não é possível ter um controle efetivo.
O leasing da aeronave e o valor das peças das peças de reposições são negociáveis apenas em dólar, se levarmos em consideração que o dólar atual custa U$ 6 e uma companhia aérea grande no Brasil chega até o custo operacional em torno de cinco milhões por dia, já imaginou o quanto é complexo trabalhar na precificação das passagens.
Espero que gostem desse artigo ele traz um pequeno relato no quão é complexo a questão de manutenção e a administração das suas atividades rotineiras.
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