Profissão de mecânico de aeronaves em risco

A profissão de mecânicos de aeronaves está passando por um processo de evasão, parte dessa culpa se deve principalmente pelos salários baixos oferecidos pelas empresas aéreas.

Profissão de mecânico de aeronaves em risco

A profissão de mecânicos de aeronaves está passando por um processo de evasão, parte dessa culpa se deve principalmente pelos salários baixos oferecidos pelas empresas aéreas.

Técnico em manutenção de aeronaves de linha trabalhando no trem de pouso.

Uma grande massa de profissionais na área de manutenção vem se queixando dos salários que vem sendo oferecido para classe de mecânicos. Os técnicos em manutenção de aeronaves são essenciais para manter a segurança da aeronavegabilidade de uma aeronave.

Esses profissionais já viveram momentos de alta e baixa, na aviação a cada ciclo em média 10 anos há uma grande mudança em sua estrutura econômica impactando nas tomadas de decisões desses profissionais bem como todos envolvidos na aviação.

Entretanto os técnico em manutenção de aeronaves possuem uma responsabilidade muito grande que é do Inspetor APRS (Aprovação de Retorno da Aeronave a Serviço), toda companhia aérea tem a obrigatoriedade em ter esse profissional capacitado, familiarizado e habilitado para a função onde houver trânsito de aeronaves comerciais, como é o caso das companhias aéreas.

Técnicos em manutenção de aeronaves com habilitação técnica.
Técnicos em manutenção de aeronaves

O tempo de estudo, preparação e formação de um APRS é demorado e demanda muita responsabilidade, qualquer acidente ou incidente que possa ou não haver vítimas esse profissional responde a processos civil e criminalmente perante as suas responsabilidade de técnico. Se houve negligência ou não, toda responsabilidade técnica vai para esse profissional.

O caminho é longo e árduo

O caminho é longo e árduo, portanto os técnicos em manutenção de aeronaves tem buscado empresas estrangeiras que pagam em dólar e outros tem especializado em outras áreas e estão ganhando muito mais que empresas aéreas vêm pagando seu salário. 

Para a formação de um técnico em manutenção de aeronaves, a pessoa interessada deve escolher primeiramente uma escolinha de aviação para estudar em média 2 anos, após aprovação na escolinha o aluno estará apto para fazer a banca da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) onde fará uma prova por escrito hoje essa prova é digital na ANAC.

Após conseguir aprovação na ANAC o aluno recebe uma CCT (Certificado de Conhecimento Técnico), com essa CCT as empresas aéreas podem efetuar a contratação desse profissional.

Embora o profissional tenha estudado, ainda não estão aptos para exercer a função de técnico em manutenção de aeronaves, o mesmo precisa de estar como um ajudante de técnico em manutenção de aeronaves para contar tempo de experiência, antigamente necessitava de 3 anos de ajudante com a CCT hoje esse prazo reduzido para 18 meses após esse período o ajudante poderá fazer uma prova prática na ANAC. 

Técnico realizando uma manutenção na área quente do motor de avião.
Técnico em manutenção de aeronaves detentor da CHT.

A profissão de mecânico de avião não é fácil

Após aprovação desse profissional ele para a ser uma CHT (Certificado de Habilitação Técnica) onde todo trabalho executado por esse profissional terá uma parcela de responsabilidade, podendo o mesmo a partir daí responder processo civil e criminalmente por qualquer evento que venha ocorrer na aviação até que as autoridades ou advogado provem o contrário.

Esse profissional agora em posse da CHT passa por mais um período de 2 anos antes eram 4 anos para a empresa aérea poderá prepará lo através de treinamentos e qualificação profissional o promovendo para inspetor APRS, no qual esse profissional exercerá a função tanto em hangar como em aeroporto no caso manutenção de linha na liberação de aeronaves em trânsito tendo sua responsabilidade maior que é aprovar o retorno da aeronave em serviço.

Todavia em aeroportos quando há um atraso por ação de manutenção, após os serviços realizados é esse profissional que fará os registros dos serviços realizados em um livro na cabine de bordo para assinar e carimbar, afirmando assim que a aeronave está aprovada para o retorno em voo.

Esses registros o piloto tomará conhecimento através do livro conhecido como RTA (Relatório Técnico da Aeronave) toda aeronave possui esse livro. Além de fiscalizações da ANAC nos registros realizados.

Todo livro RTA possui 3 vias na qual uma permanecerá no livro original e outras duas vão para arquivos e inserção no sistema onde será acompanhado todo o histórico da aeronave, inclusive quando sua venda ou devolução aos seus arrendatários.

Além também de auditorias e fiscalização da ANAC nesses registros a qualquer momento sem a necessidade de autorização prévia.

Técnico em manutenção de aeronaves fazendo uma inspeção no slats da aeronave.
Técnico em manutenção de aeronaves

Qualificação Técnica

A qualificação técnica do mecânico de aeronaves não acaba por aqui, após a promoção desse profissional para Inspetor APRS o mesmo passa por mais 2 anos de experiência como APRS para poder ser promovido para Inspetor IIO (Inspeção de Itens Obrigatórios), na aviação o inspetor IIO é o cargo máximo que um técnico pode atingir. 

Embora existam outros cargos dentro da indústria aeronáutica como coordenador de manutenção, coordenador regional, gerente de manutenção, diretor de manutenção, esses cargos principalmente o de coordenador de manutenção é necessário que tenha os conhecimentos e experiência em I.I.O.

Para outros cargos como Coordenador Regional caso o regional não tenha um nível superior em engenharia relacionado à aviação é necessário que tenha experiência técnica como APRS e I.I.O nível superior em qualquer área. Para os cargos acima necessitam nível superior em áreas de engenharia relacionadas à aviação.

O salário de um técnico experiente varia muito de empresa para empresa, dentro das companhias aéreas onde existe uma plano de carreira podendo o salário base chegar á R$10.000,00 porém, para chegar neste nível salarial requer muitos anos de experiência e trabalhando duro na área, nem todos os técnicos possuem o mesmo nível salarial.

Além do salario inicial hoje ser abaixo de R$2.000,00 o que não atrai as pessoas para tanto gasto com estudo para formação de um técnico, pois existem áreas melhores que não necessitam de conhecimento técnico e com salário melhores.

Dessa forma fica claro que tanto a evasão de alunos e técnicos habilitados das companhias aéreas se deve principalmente pela carga de responsabilidade compatível com o nível salarial trazendo consequências como a insatisfação pessoal.

Em um futuro não muito distante veremos um novo cenário na aviação por procura de técnicos habilitados que queiram assumir esse desafio e assumir a responsabilidade.

Aviões em trânsito na linha de aeroportos.
Aviões em trânsito no aeroporto

Aviação em risco

A segurança é primordial para aviação civil, a indústria aeronáutica vem construindo novas aeronaves e tecnologias que por si só são capazes de informar ao centro de manutenção o que está acontecendo com aeronave em tempo real, dessa forma é possível que o centro de manutenção define muitas vezes até mesmo antes da aeronave pousar o que deve ser feito nesta aeronave. 

Mesmo com tantas tecnologias não se descarta a necessidade do técnico habilitado e capacitado na manutenção de linha. É sabido dizermos que tudo por mais perfeito que seja o sistema gera defeito e necessita de um especialista para consertar.

A segurança da aviação civil deve estar acima dos lucros, a preservação das vidas humanas em primeiro lugar, as empresas que tem o valor número 1 como segurança aeronáutica investem fortemente em manutenção de aeronaves.

Meu link para o instagram https://www.instagram.com/aeroportoonline/

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!